Paróquia São Bento do Morumbi

A PARÓQUIA

Desde o início, a comunidade do Morumbi e imediações, para onde o Colégio Santo Américo havia sido transferido, em 1963, sentiu a falta da ação pastoral dos padres no bairro. Os vigários das paróquias de Vila Sônia e Monte Kemel pediram e os beneditinos colaboraram com eles por algum tempo.

D. Agnelo Rossi, Cardeal Arcebispo de São Paulo na ocasião,previu o crescimento da população nesta região da cidade e, por isto, insistiu com a comunidade monástica para que aceitasse a criação de uma nova paróquia no próprio mosteiro. Criada em 21 de junho de 1969 por ato de D. Agnelo, e instalada no dia 31 de maio de 1970, a paróquia teve como patrono o fundador da Ordem Beneditina, São Bento, e como primeiro vigário, D. Veremundo Tóth OSB, então prior do Mosteiro.

Em 7 de novembro de 1971 foi lançada a sua pedra fundamental e a consagração, celebrada no dia 28 de maio de 1978, pelo Cardeal D. Paulo Evaristo Arns.